PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte dispara 3 mísseis balísticos após relatar surto de Covid

12 mai 2022 - 09h47
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos em direção ao mar ao largo de sua costa leste nesta quinta-feira, disse a Coreia do Sul, no mais recente movimento do país isolado que busca avançar seus programas de armas, no dia em que relatou pela primeira vez um surto de Covid-19.

A guarda costeira do Japão confirmou o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte, citando seus militares. O projétil pareceu cair fora da zona econômica exclusiva do Japão, disse a emissora pública NHK.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que três mísseis balísticos de curto alcance foram disparados da área de Sunan, na capital norte-coreana, Pyongyang, onde está localizado um aeroporto internacional e onde a Coreia do Norte disse ter disparado seu maior míssil balístico intercontinental (ICBM), o Hwasong-17, em 24 de março.

Foi o primeiro disparo após a posse do presidente conservador sul-coreano, Yoon Suk-yeol, nesta semana, que sinalizou uma linha dura contra o desenvolvimento de armas da Coreia do Norte.

O gabinete de Yoon disse que convocou imediatamente uma reunião de seu conselho de segurança nacional.

O lançamento, o 16º teste de armas conhecido da Coreia do Norte este ano, também ocorreu horas depois de o país relatar seu primeiro surto de coronavírus, declarando "grave emergência nacional" e ordenando um lockdown nacional.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, prometeu no mês passado acelerar a construção do arsenal nuclear do país, em meio a negociações paralisadas de desnuclearização com os Estados Unidos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade