PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte constrói submarino capaz de disparar mísseis

Parlamentar deu a declaração após uma reunião de atualização do Serviço Nacional de Inteligência sul-coreano a portas fechadas

3 nov 2020 - 09h26
(atualizado às 09h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte está construindo dois submarinos novos, incluindo um capaz de disparar mísseis balísticos, disse um parlamentar da Coreia do Sul nesta terça-feira após uma reunião de atualização do Serviço Nacional de Inteligência sul-coreano a portas fechadas.

Suposto disparo de mísseis balísticos a partir de submarino norte-coreano
02/10/2019
KCNA via REUTERS
Suposto disparo de mísseis balísticos a partir de submarino norte-coreano 02/10/2019 KCNA via REUTERS
Foto: Reuters

A Coreia do Norte tem uma grande frota de submarinos, mas só se tem conhecimento de um submarino experimental capaz de portar mísseis balísticos.

"Um dos submarinos que a Coreia do Norte está construindo é capaz de disparar um míssil balístico lançado de submarino (SLBM)", disse Ha Tae-keung, membro de um partido de oposição que integra o Comitê de Inteligência do Parlamento, à Reuters. "Um é um modelo modificado da Classe Romeo e o outro é um novo de tamanho médio."

Pyongyang está sujeita a sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas desde 2006 por causa de seus programas nuclear e balístico.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, encontraram-se três vezes desde 2018, mas foram em vão os apelos norte-americanos para que Pyongyang abdique de suas armas nucleares e as exigências da Coreia do Norte pelo fim das sanções.

Em julho de 2019, a mídia estatal mostrou Kim inspecionando um novo submarino recém-construído. Embora o país não tenha descrito o sistema de armas da embarcação, analistas disseram que seu tamanho aparente indica que ela foi projetada para portar mísseis.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade