PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte alerta que premiê do Japão poderá em breve ver lançamento real de mísseis balísticos

29 nov 2019 - 20h32
(atualizado às 20h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A mídia estatal da Coreia do Norte classificou o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, de "anão político e imbecil" por chamar o mais recente teste de Pyongyang de lançamento de míssil balístico e alertou que ele pode ver um lançamento real deste tipo em um futuro próximo.

A Coreia do Norte disparou dois projéteis de curto alcance no mar na costa leste na quinta-feira, em um quarto teste de seu novo "grande lançador de foguetes múltiplos", com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, expressando "grande satisfação" com o teste.

Após o disparo de Pyongyang, Abe disse na quinta-feira que o lançamento de mísseis norte-coreano era uma ameaça ao Japão e à comunidade internacional, e que Tóquio monitoraria a situação com seus parceiros.

"Pode-se dizer que Abe é o único idiota do mundo e o homem mais estúpido já conhecido na história, já que não consegue distinguir um míssil do sistema de lançamento múltiplo de foguetes enquanto vê o relatório acompanhado de fotos", disse no sábado (horário local) um vice-diretor geral do Departamento de Assuntos Japoneses do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte, segundo a agência de notícias KCNA.

"Abe pode ver o que é um míssil balístico real em um futuro não distante e debaixo de seu nariz ... Abe não é nada senão um imbecil perfeito e um anão político sem paralelo no mundo."

As resoluções do Conselho de Segurança da ONU proíbem a Coreia do Norte de disparar mísseis balísticos e usar essa tecnologia, mas o país rejeita a restrição como uma violação do seu direito de legítima defesa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade