PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte abandona gabinete de ligação com Sul

Medida se deve a impasse nas negociações com os EUA

22 mar 2019 - 07h36
(atualizado às 08h53)
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte se retirou nesta sexta-feira (22) do escritório de ligação de Kaesong, na fronteira com a Coreia do Sul, devido ao impasse nas negociações de paz e desnuclearização com os Estados Unidos.

Fachada do escritório de ligação entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, em Kaesong
Fachada do escritório de ligação entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, em Kaesong
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O gabinete havia sido estabelecido em setembro de 2018, como parte do processo de reaproximação entre os dois países da Península Coreana. Na semana passada, Pyongyang já havia ameaçado abandonar as conversas com os EUA, após o fracasso da cúpula entre Donald Trump e Kim Jong-un no Vietnã.

Segundo um comunicado do Ministério da Unificação da Coreia do Sul, a retirada do Norte foi determinada por "autoridades de alto escalão", mas ainda não está claro se a medida é permanente ou temporária.

A saída motivou a convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional e representa uma derrota para o presidente Moon Jae-in, que vinha conseguindo reduzir as tensões com Pyongyang.

O escritório de ligação é a primeira estrutura do tipo desde a Guerra da Coreia (1950-1953) e funcionava como um ponto de contato fixo entre Norte e Sul, que até então se comunicavam apenas por telefone ou fax e em determinados períodos de tempo. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade