7 eventos ao vivo

Conte e Merkel debatem combate à Covid-19 em telefonema

Líderes ainda discutiram sobre a crise no Mediterrâneo

20 nov 2020
13h07
atualizado às 13h22
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, e a chanceler alemã, Angela Merkel, conversaram por telefone nesta sexta-feira (20) e debateram o combate coordenado à pandemia do coronavírus Sars-CoV-2, informou o governo.

Merkel e Conte conversaram por telefone sobre crises atuais na União Europeia
Merkel e Conte conversaram por telefone sobre crises atuais na União Europeia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

As duas nações enfrentam uma segunda onda de infecções e, em ambas, as medidas mais restritivas adotadas pelo governo central vem provocando tanto críticas políticas como manifestações de negacionistas.

Além disso, há o embate entre a maior parte das nações da União Europeia e a Polônia e Hungria, que vetaram o orçamento plurianual do bloco e o fundo de recuperação que ajudará os Estados-membros a enfrentar a pandemia de Covid-19 e a retomar a economia.

Segundo a sucinta nota oficial, os dois líderes ainda debateram "as perspectivas das relações transatlânticas e os mais recentes desenvolvimentos no Mediterrâneo". Apesar de não dar detalhes, a questão do Mar que banha diversos países do bloco europeu vem se agravando por conta de uma briga com a Turquia, que está com navios de estudo e exploração na parte Oriental do Mediterrâneo em busca de combustíveis fósseis.

Os turcos alegam que um acordo firmado com a Líbia permite essa exploração, no entanto, Grécia e Chipre acusam Ancara de invadir as águas territoriais para fazer a pesquisa.

Merkel vem tentando, há meses, intermediar as negociações entre as partes, mas a postura do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, está complicando as conversas. .
   

Veja também:

Maior edifício impresso em 3D da Europa está em construção
Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade