PUBLICIDADE

Mundo

Conservador Giammattei é eleito presidente da Guatemala

Candidato derrotou a ex-primeira-dama Sandra Torres no domingo

12 ago 2019 - 15h53
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O conservador Alejandro Giammattei venceu neste domingo (11) a ex-primeira-dama Sandra Torres no segundo turno das eleições da Guatemala e sucederá o atual presidente Jimmy Morales.

Conservador Giammattei é eleito presidente da Guatemala
Conservador Giammattei é eleito presidente da Guatemala
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    De acordo com a apuração de mais de 92,97% das urnas, o líder da coalizão de direita "Vamos" garantiu 59% dos votos contra 41% de sua rival do partido União Nacional da Esperança (Ude).

    Com base nos resultados, Giammattei declarou vitória, afirmando que "será uma imensa honra" ser o presidente deste país que tanto ama. "Vamos reconstruir a Guatemala. Não tenho palavras para dizer o quanto sou grato", disse.

    Na primeira votação realizada no dia 16 de junho, Torres, que tentava o cargo pela terceira vez, venceu facilmente os 17 candidatos restantes, obtendo quase 26% dos votos. Já o conservador, na disputa pela quarta vez, chegou a garantir um pouco menos de 14% dos votos, um número suficiente para ir ao segundo turno. O resultado final ainda precisa ser oficializado pelo Tribunal Supremo Eleitoral da Guatemala para que Giammattei e Guillermo Castillo sejam considerados presidente e vice-presidente do país, respectivamente. Ao todo, mais de 8 milhões de guatemaltecos estavam aptos a votar, mas a participação ficou em 50%, segundo dados divulgados pelo Tribunal Eleitoral. Agora, Giammattei assumirá a presidência da Guatemala no próximo dia 14 de janeiro, data em que Morales encerra seu mandato e deixa o poder do país.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade