PUBLICIDADE

Mundo

Conselho do Papa se reúne para discutir nova Constituição

Objetivo do grupo é reformar a estrutura administrativa da Cúria

17 fev 2020 - 09h56
(atualizado às 10h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Começou nesta segunda-feira (17) a 33ª reunião do conselho de cardeais convocado pelo papa Francisco para reescrever a Constituição Apostólica sobre a organização da Cúria Romana.

Papa Francisco durante Angelus no Vaticano
Papa Francisco durante Angelus no Vaticano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O colegiado fica reunido até o próximo dia 19 de fevereiro e conta com os cardeais Pietro Parolin (Itália), Óscar Maradiaga (Honduras), Reinhard Marx (Alemanha), Sean Patrick O'Malley (EUA), Giuseppe Bertello (Itália) e Oswald Gracias (Índia).

A 33ª reunião do "C6" será dedicada à leitura e avaliação do texto da nova Constituição Apostólica, chamada provisoriamente de "Praedicate Evangelium" ("Preguem o Evangelho", em tradução livre).

Ela substituirá a "Pastor Bonus", promulgada por João Paulo II em 1988. A renovação da Constituição Apostólica sobre a Cúria é um dos principais objetivos de Francisco, que deseja desburocratizar e aumentar a transparência da gestão da Igreja.

Cada dicastério teve sua estrutura avaliada e revisada pelos cardeais, com a meta de combater o desperdício e impor padrões internacionais à administração católica.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade