PUBLICIDADE

Mundo

Conselho de Segurança da ONU se reunirá na 6ª sobre Caxemira

15 ago 2019 - 14h39
Compartilhar
Exibir comentários

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunirá a portas fechadas na sexta-feira a pedido da China e do Paquistão para discutir a decisão da Índia de revogar o status especial de Jammu e Caxemira, disseram diplomatas.

Ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi, durante entrevista coletiva em Islamabad
20/08/2018 REUTERS/Faisal Mahmood
Ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi, durante entrevista coletiva em Islamabad 20/08/2018 REUTERS/Faisal Mahmood
Foto: Reuters

A região no Himalaia tem sido foco de tensão nas relações entre Índia e Paquistão, dois países que têm armas nucleares. Qualquer ação do conselho de 15 membros é improvável, já que os Estados Unidos tradicionalmente apoiam a Índia, enquanto a China dá apoio ao Paquistão. Chineses e norte-americanos têm poder de veto no conselho.

A decisão tomada pela Índia em 5 de agosto de bloquear o direito do Estado de Jammu e Caxemira de elaborar suas próprias leis e permite a não-residentes comprar propriedades no Estado. Linhas telefônicas, internet e emissoras de televisão foram bloqueadas e há restrições às liberdades de movimentação e de reunião.

"O Paquistão não provocará um conflito. Mas a Índia não deve confundir nossa contenção com fraqueza", disse o ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi, em carta ao Conselho de Segurança na terça-feira. "Se a Índia escolher novamente recorrer ao uso da força, o Paquistão será obrigado a responder, em auto-defesa, com todas as suas capacidades."

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu à Índia e ao Paquistão para se conterem de tomar quaisquer medidas que possa afetar o status especial de Jammu e Caxemira. Guterres também expressou preocupação com as restrições no lado indiano da Caxemira.

O Conselho de Segurança adotou várias resoluções em 1948 e na década de 1950 sobre a disputa entre Índia e Paquistão pela Caxemira, incluindo uma que afirma que um plebiscito deve ser realizado para determinar o futuro da região de maioria muçulmana.

Outra resolução também pede que os dois lados "se contenham de realizar quaisquer declarações e de fazer ou causar que seja feito, ou permitir quaisquer atos que possam agravar a situação".

Forças de paz da ONU foram enviadas à região desde 1949 para monitorar um cessar-fogo entre Índia e Paquistão em Jammu e Caxemira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade