PUBLICIDADE

Mundo

Congresso dos EUA adia retirada de tropas da Alemanha

Medida fica paralisada até novo secretário de Defesa assumir

4 dez 2020 - 13h08
(atualizado às 13h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O Congresso dos Estados Unidos adiou a retirada de cerca de 12 mil soldados norte-americanas da Alemanha, conforme havia anunciado o presidente Donald Trump, na noite desta quinta-feira (03). Com isso, os atuais 34,5 mil militares permanecem em território alemão.

Governo dos EUA terá que explicar 'implicações' da retirada das tropas da Alemanha
Governo dos EUA terá que explicar 'implicações' da retirada das tropas da Alemanha
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo relatam o "Wall Street Journal" e a "CNN", o "bloqueio" veio após um decisão bipartidária adicionar um artigo no Ato de Autorização da Defesa Nacional exigindo que o Pentágono envie um relatório sobre as "implicações dessa ação", como os custos da transferência dos militares e de suas famílias, os impactos nas relações com os aliados e "outras questões-chave".

O prazo para envio do relatório é de 120 dias, ou seja, depois da posse do novo presidente do país, Joe Biden, que ocorre em 21 de janeiro. Além de afetar o caso envolvendo a Alemanha, a medida também impacta a Coreia do Sul, onde o secretário de Defesa tem 90 dias para certificar "certas condições acordadas" sobre a retirada de 28,5 mil soldados.

O anúncio do corte de militares na Alemanha foi feito em 29 de julho por Trump, sendo que parte deles voltaria para os EUA e a outra será enviada para outros países europeus.

Apesar da decisão do bloqueio à decisão do Trump, a retirada dos soldados do território alemão vem sendo acelerada nos últimos anos em governos democratas e republicanos e pode ser mantida por Biden caso sua nova equipe considere a decisão adequada. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade