PUBLICIDADE

Mundo

Confrontos em Gaza deixam 1 morto e centenas de feridos

Protestos convocados pelo Hamas terão encerramento na terça

11 mai 2018 - 19h16
(atualizado às 19h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Um palestino morreu e mais de 100 ficaram feridos na fronteira entre Gaza e Israel, na última sexta-feira (11) de protestos da "Marcha do Retorno", convocados pelo grupo fundamentalista Hamas.

Protestos da "Marcha do Retorno" na fronteira entre Israel e Gaza
Protestos da "Marcha do Retorno" na fronteira entre Israel e Gaza
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A mortes e ferimentos foram causados por disparos de soldados israelenses e por intoxicações por gás lacrimogêneo. A única vítima foi identificada como Jaber Salem Abu Mustafa, de 40 anos, que levou um tiro no peito.

De acordo com a agência de notícias palestina "Wafa", 167 pessoas ficaram feridas, sendo que quatro delas estão em estado grave. Entre elas há também um menor de idade, atingido na cabeça. No entanto, segundo o jornal israelense "Haaretz", que cita o Ministério da Saúde de Gaza, os confrontos desta sexta deixaram 700 feridos.

O objetivo das manifestações, que tiveram início em 31 de março, é repudiar a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

A Embaixada norte-americana no país será transferida para a cidade sagrada na segunda-feira (14), mesma data que os israelenses comemoram a fundação de seu Estado, pelo calendário gregoriano.

Segundo o Hamas, a data, considerada como "catastrófica" para os palestinos, será sucedida pelo encerramento dos protestos na terça-feira (15), em uma "explosão da cólera popular".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade