PUBLICIDADE

Mundo

Comportem-se, alerta premiê britânico às vésperas de reabertura de pubs

3 jul 2020 - 13h09
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu nesta sexta-feira que os britânicos ajam com responsabilidade quando os pubs reabrirem neste final de semana e não comprometam o esforço coletivo para deter a propagação do coronavírus.

Londres se prepara para reabertura dos pubs
01/07/2020
REUTERS/Hannah McKay
Londres se prepara para reabertura dos pubs 01/07/2020 REUTERS/Hannah McKay
Foto: Reuters

Na fase mais recente da reabertura gradual da economia do país, no sábado, os pubs da Inglaterra receberão clientes pela primeira vez desde meados de abril, assim como restaurantes, museus, hotéis e outros negócios.

O evento muito aguardado foi batizado pela mídia de "Super Sábado", provocando receios de que, depois de meses confinadas, algumas pessoas se empolguem e corram o risco de disseminar a Covid-19.

"Tenho muita esperança de que as pessoas se comportarão responsavelmente e aproveitarão o verão com segurança", disse Johnson à rádio LBC, defendendo o momento da reabertura, mas dizendo que ele se baseia em uma compreensão clara dos riscos.

"Acho que estamos em boa forma, mas minha mensagem é: não vamos estragar isso agora..

Mais tarde, ele aproveitará uma coletiva de imprensa do governo para alertar que negócios, meios de subsistência e o futuro de toda a economia dependem do respeito às regras de distanciamento social.

A polícia também está adotando medidas adicionais.

"Estamos absolutamente preparados, e vocês verão muitos policiais na rua", disse a chefe de polícia de Londres, Cressida Dick, à rádio BBC. "Haverá muitos mais de prontidão se as pessoas saírem da linha, se as pessoas ficarem violentas, mas não estou prevendo isso a esta altura."

Muitos dos elementos que definem um pub estarão ausentes quando estes reabrirem. Como a ocupação é limitada, não haverá multidões, ninguém poderá ficar no bar e tampouco haverá música ao vivo.

Os clientes devem ficar a dois metros de distância onde possível, e em locais onde não for os proprietários devem adotar outras medidas, como divisórias entre mesas. Os locais também têm que manter um registro de clientes caso ocorra um surto de vírus.

Os pubs da Irlanda do Norte já reabriram nesta sexta-feira, e os da Escócia podem servir do lado de fora a partir de 6 de julho e reabrir totalmente nove dias depois. No País de Gales, os pubs poderão servir bebidas do lado de fora a partir de 13 de julho.

Johnson havia dito que ele mesmo anseia em visitar um pub, mas que os frequentadores terão que se ater às novas regras.

O Reino Unido está entre os países mais atingidos pela epidemia. O número de mortes de casos confirmados de coronavírus está em 43.995, mas se os casos suspeitos forem incluídos chega a quase 55 mil.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade