PUBLICIDADE

Mundo

Como prometido, Trump corta ajuda para América Central por causa de imigração

17 jun 2019 - 20h24
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cortou nesta segunda-feira centenas de milhões de dólares em auxílio para países como El Salvador, Guatemala e Honduras, depois de Trump criticar os três países por conta de milhares de seus cidadãos buscarem asilo nos Estados Unidos após chegarem na fronteira do país com o México. 

Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca
14/06/2019 REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca 14/06/2019 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

A medida provavelmente enfrentará dura oposição no Congresso. 

Parlamentares, incluindo alguns dos colegas republicanos de Trump, se irritam com as decisões repetidas do presidente em desconsiderar medidas orçamentárias aprovadas pelo Congresso, algumas sancionadas pelo próprio presidente. 

Os parlamentares que se opõem ao plano dizem que é cruel cortar auxílio a países que sofrem com a fome e o crime e que a medida poderia ser contraproducente pois ela muito provavelmente irá aumentar o número de imigrantes ao invés diminuí-lo. 

Assessores do Congresso dizem que o governo realocaria os 370 milhões de dólares de ajuda para a América Central que os parlamentares haviam aprovado para o ano fiscal de 2018 e suspenderia um adicional de 180 milhões aprovado pelo Congresso para o ano fiscal de 2017. 

A quantia total de verbas para esses anos ainda não foi usada. 

O governo disse em março que cortaria o auxílio aos três países após Trump expressar seu descontentamento com suas políticas migratórias. 

Nenhuma verba será disponibilizada até que o governo esteja satisfeito com a redução do número de imigrantes chegando à fronteira dos Estados Unidos, disse a porta-voz do Departamento de Estado Morgan Ortagus a jornalistas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade