PUBLICIDADE

Mundo

Comitê dos EUA estabelece prazo para Trump decidir participação em audiências de impeachment

29 nov 2019 - 19h42
(atualizado às 20h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Um comitê do Congresso dos Estados Unidos deu nesta sexta-feira ao presidente Donald Trump uma semana para ele dizer se seu advogado pretende apresentar evidências e convocar testemunhas nos próximos procedimentos do inquérito de impeachment, que pode levar a acusações formais de má conduta dentro de algumas semanas.

O Comitê Judiciário da Câmara, controlado pelos democratas, que deve começar a ponderar possíveis artigos de impeachment contra Trump na próxima semana, enviou uma carta de duas páginas ao presidente estabelecendo um prazo para as 17h de 6 de dezembro para a defesa do presidente especificar as ações pretendidas sob os procedimentos de impeachment do comitê.

Os procedimentos estabelecem regras pelas quais o presidente pode convocar testemunhas, apresentar evidências e fazer apresentações.

O presidente democrata do painel, Jerrold Nadler, estabeleceu o mesmo prazo para os parlamentares republicanos no comitê notificá-lo sobre testemunhas e evidências pretendidas e agendou uma reunião em 9 de dezembro para considerar o assunto.

Espera-se que o Comitê Judiciário realize uma série de audiências de impeachment, incluindo uma inicial na quarta-feira, na qual os especialistas jurídicos deverão depor sobre os fundamentos constitucionais do impeachment. O comitê convidou Trump para participar da audiência e deu até as 18h de domingo para dizer se ele ou sua equipe jurídica participariam.

O inquérito de impeachment está investigando se Trump abusou de seu poder ao pressionar a Ucrânia a iniciar investigações sobre o rival político Joe Biden, além de uma teoria da conspiração desacreditada promovida por Trump de que a Ucrânia, e não a Rússia, interferiu nas eleições presidenciais de 2016.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade