PUBLICIDADE

Mundo

Comissão relata corrosão elevada em ponte de Gênova

22 ago 2018 - 12h49
(atualizado às 14h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma comissão nomeada pelo governo italiano determinou que o trecho suspenso da Ponte Morandi, em Gênova, que continua em pé está sob risco e deve ser "abatido" ou "colocado em segurança" o mais rapidamente possível.

Queda da Ponte Morandi matou mais de 40 pessoas na Itália
Queda da Ponte Morandi matou mais de 40 pessoas na Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O comitê é guiado pelo arquiteto Roberto Ferrazza e foi criado pelo Ministério de Infraestrutura e Transportes após o desabamento do trecho central da ponte, no último dia 14 de agosto, em uma tragédia que fez 43 vítimas e deixou centenas de desabrigados.

A comissão já enviou um relatório ao governo e à Autostrade per l'Italia, concessionária da rodovia A10, onde fica a ponte, para dar início às intervenções necessárias. "Recebemos um relatório do presidente da comissão ministerial que relata um evidente estado de corrosão elevada no pilar 10", disse a prefeita da província de Gênova, Fiamma Spena.

O documento aponta que o pilar 10, que ainda está de pé, apresenta um nível de degradação (quatro em uma escala de um a cinco) mais elevado do que o da pilastra que desabou (três).

"É preciso fazer a demolição o mais rapidamente possível, primeiro para garantir a segurança, ainda que a área tenha sido desalojada, e segundo porque, sem a demolição, não começará a reconstrução", reforçou o governador da Ligúria, Giovanni Toti.

A ponte foi construída por meio de um método desenvolvido pelo engenheiro italiano Riccardo Morandi e usado em poucos lugares do mundo. O sistema é baseado em uma ponte estaiada, mas com as pistas suspensas por cabos de concreto armado, e não de aço, como é mais comum.

O trecho que permanece de pé é o leste, e suas oscilações já fizeram os bombeiros interromperem em diversas ocasiões a recuperação de pertences das pessoas desalojadas. A Autostrade per l'Italia, responsabilizada pelo governo, mas ainda não pela Justiça, já anunciou que reconstruirá a ponte em aço, em um prazo de oito meses a partir da obtenção de todas as licenças. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade