PUBLICIDADE

Mundo

Comissão do Senado dos EUA avaliará escolha de Pompeo como secretário de Estado em abril

13 mar 2018 - 12h55
(atualizado às 13h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos realizará no próximo mês uma audiência para avaliar Mike Pompeo como secretário de Estado, disse nesta terça-feira o presidente republicano da comissão, depois que o presidente Donald Trump demitiu o atual diplomata número 1, Rex Tillerson.

Diretor da CIA, Mike Pompeo, em Washington 13/02/2018 REUTERS/Leah Millis
Diretor da CIA, Mike Pompeo, em Washington 13/02/2018 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

O presidente da comissão, Bob Corker, disse em comunicado que está ansioso para se reunir em breve Pompeo, diretor da CIA, e que irá "considerar sua indicação o mais rápido possível".

Trump anunciou mais cedo que estava substituindo Tillerson por Pompeo, acrescentando que Gina Haspel passará a liderar a agência de inteligência norte-americana.

O senador republicano Richard Burr, presidente da Comissão de Inteligência do Senado, disse estar ansioso para apoiar a indicação de Gina Haspel como diretora da CIA "garantindo sua avaliação sem demora".

Em comunicado, Burr, cuja comissão supervisiona a CIA, disse: "Eu conheço Gina pessoalmente e ela tem o conjunto de habilidades, experiência e julgamento certo para liderar uma das agências mais fundamentais da nossa nação."

A indicação de Gina Haspel tem sido criticada por alguns democratas e ativistas de direitos humanos devido a seu envolvimento no passado com programas controversos da CIA, incluindo uma unidade de detenção na Tailândia onde suspeitos eram submetidos à simulação de afogamento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade