PUBLICIDADE

Mundo

Comissão anula vitória da oposição a Erdogan em Istambul e ordena nova eleição

6 mai 2019 - 17h44
(atualizado às 18h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A Alta Comissão Eleitoral da Turquia descartou nesta segunda-feira os resultados da eleição em Istambul, que revelaram uma derrota do presidente Tayyip Erdogan, respondendo aos apelos do partido governista AKP por uma nova votação - uma decisão que abalou a lira e provocou acusações de conflito de interesse.

Homem com bandeira da Turquia em Istambul
03/05/2019 REUTERS/Murad Sezer
Homem com bandeira da Turquia em Istambul 03/05/2019 REUTERS/Murad Sezer
Foto: Reuters

Embora a comissão, conhecida como YSK, ainda não tenha emitido um comunicado, a decisão foi anunciada pela agência estatal Anadolu e um representante do AKP, Recep Ozel, que disse que uma segunda eleição ocorrerá no dia 23 de junho.

    A principal sigla opositora turca, Partido Republicano do Povo (CHP), que conquistou por pouco a prefeitura da maior cidade do país na votação de 31 de março, classificou o veredicto como uma "ditadura plena".

    O AKP pediu uma nova eleição depois que resultados iniciais e uma série de recontagens mostraram que o partido perdeu o controle de Istambul pela primeira vez em 25 anos.

    Foi uma derrota chocante para Erdogan, que foi prefeito da metrópole nos anos de 1990 e se dedicou muito à campanha antes da eleição de âmbito nacional, seu primeiro teste eleitoral desde que a crise monetária aguda da semana passada fez a economia turca mergulhar na recessão.

    A lira turca enfraqueceu depois que Ozel, representante do AKP no YSK, tuitou a decisão e caminhava para seu pior dia em mais de um mês.

    A moeda já perdeu cerca de 10 por cento de seu valor desde a semana anterior à primeira votação. O suspense sobre a decisão fez os investidores temerem que as semanas de campanha adicional desviem fundos e atenções das reformas econômicas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade