PUBLICIDADE

Coronavírus

Combinar AstraZeneca e Pfizer reforça anticorpos em 6 vezes

Todos os voluntários do estudo demonstraram anticorpos neutralizantes, que impedem o vírus de entrar nas células e se replicar

26 jul 2021 - 11h05
(atualizado às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Frascos de vacina contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech e AstraZeneca
19/03/2021 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
Frascos de vacina contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech e AstraZeneca 19/03/2021 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
Foto: Reuters

Uma vacinação contra covid-19 com primeira dose de AstraZeneca e depois uma segunda dose de Pfizer aumentou em seis vezes os níveis de anticorpos neutralizantes em comparação com duas doses de AstraZeneca, segundo um estudo na Coreia do Sul.

O estudo envolveu 499 funcionários da Saúde - 100 deles recebendo doses mistas e 200 levando duas doses da Pfizer/BioNTech e o restante duas da AstraZeneca.

Todos demonstraram anticorpos neutralizantes, que impedem o vírus de entrar nas células e se replicar, e o resultado do esquema misto de vacinas mostrou quantidades similares de anticorpos neutralizantes aos do grupo que recebeu duas doses de Pfizer.

Um estudo britânico mostrou mês passado resultados similares - uma dose de AstraZeneca e depois uma da Pfizer produziram uma resposta melhor das células T e mais resposta de anticorpos do que a da Pfizer seguida pela da AstraZeneca.

Os dados ofereceram mais apoio à decisão de vários países de oferecer alternativas à AstraZeneca como segunda dose, após a vacina ser associada a raros coágulos de sangue.

O estudo sul-coreano também analisou a atividade neutralizadora contra as principais variantes, disse a Agência de Prevenção e Controle de Doenças Sul-Coreana (KDCA, sigla em inglês).

Nenhum dos grupos demonstrou uma atividade neutralizadora reduzida contra a variante Alpha, inicialmente identificada no Reino Unido, mas houve uma queda de 2,5 a 6 vezes contra as variantes Beta, Gamma e Delta, inicialmente detectadas em África do Sul, Brasil e Índia, respectivamente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade