PUBLICIDADE

Mundo

Combatentes ucranianos de Azovstal serão julgados em Donetsk

Militares vão enfrentar tribunais na região pró-Rússia

23 mai 2022 - 19h59
(atualizado às 20h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Todos os ucranianos que se renderam da siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, serão julgados como prisioneiros de guerra por um tribunal na região separatista de Donetsk, informou a autoridade local nesta segunda-feira (23).

Combatentes ucranianos de Azovstal serão julgados em Donetsk
Combatentes ucranianos de Azovstal serão julgados em Donetsk
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O anúncio foi feito pelo líder da autoproclamada República de Donestsk, Denis Pushilin, à agência Interfax, explicando que "está planejando organizar no território um tribunal internacional" e "o estatuto está a ser elaborado".

"Acredito que a justiça deve ser restaurada. Há um pedido para isso por parte das pessoas comuns, da sociedade e, provavelmente, da parte sã da comunidade mundial", declarou Pushilin.

A decisão é tomada após o Ministério da Defesa da Rússia publicar imagens da rendição do último grupo de soldados ucranianos da fábrica Azovstal, em Mariupol. Hoje, uma fonte revelou que o primeiro julgamento do tipo deve ser realizado na cidade portuária.

Segundo o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, 2.439 pessoas e militares das Forças Armadas da Ucrânia renderam-se na fábrica de Azovstal. A agência não especificou quais acusações os combatentes vão enfrentar.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade