PUBLICIDADE

Mundo

Com boicote, comissão aprova nome de Barrett para Supremo

Democratas se abstiveram; Senado decide na próxima semana

22 out 2020 - 11h29
(atualizado às 12h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A Comissão de Justiça do Senado aprovou nesta quinta-feira (22) a nomeação de Amy Coney Barrett para a vaga na Suprema Corte dos Estados Unidos. A votação por 12 a 0, no entanto, foi boicotada pelos democratas, que se abstiveram e colocaram fotos de pessoas beneficiadas pelo chamado "Obamacare" nas cadeiras da sessão.

Agora, o nome de Barrett precisa ser aprovado em sessão do Senado para ser confirmado para a vaga deixada por Ruth Bader Ginsburg, que morreu em setembro deste ano.

A nomeação deve ocorrer na próxima semana e, ao que tudo indica, os republicanos se unirão para a aprovação, que fará com que o Supremo norte-americano tenha um inédito desequilíbrio - com seis juízes conservadores e três liberais. A decisão deve ser tomada uma semana antes da data marcada para as eleições, em 3 de novembro.

"Esse processo foi vergonhoso desde o início. Enquanto ocorre uma pandemia global e um processo eleitoral, os republicanos estão acelerando a confirmação para a Suprema Corte para tirar o plano de saúde de milhões e executar uma agenda extrema e profundamente impopular que eles não tiveram a capacidade de aprovar no Congresso", publicaram em nota os senadores democratas.

Para eles, a indicação de Barrett para a vaga no Supremo quer ainda ajudar Trump a ganhar as eleições, já que as pesquisas indicam a derrota do republicano. Além disso, acusam os republicanos de não cumprirem um acordo "de cavalheiros" bipartidário que, por exemplo, em 2016, impediu que o então presidente Barack Obama indicasse um juiz para o Supremo.

Por sua vez, a líder dos republicanos na Comissão, Lindsey Graham, afirmou que Barrett "é uma das pessoas mais qualificadas a ser nomeada na histórica" e que ela "aplicará plenamente a lei".

Barrett é uma católica fervorosa e foi indicada por Trump logo após a morte de Ginsburg, uma juíza conhecida por sua luta de décadas, especialmente, pelos direitos das mulheres. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade