PUBLICIDADE

Mundo

Coeure diz que Lagarde está "excepcionalmente qualificada" para chefiar BCE

7 jul 2019 - 14h47
Compartilhar
Exibir comentários

O membro do Banco Central Europeu Benoit Coeure defendeu, neste domingo, a indicação da chefe do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, para liderar o BCE, chamando-a de "excepcionalnente qualificada" após críticos dizerem que ela não tem experiência relevante. 

Lagarde, ex-ministra das Finanças francesa e diretora do FMI desde 2011, foi indicada pelos líderes europeus semana passada para substituir Mario Draghi no BCE.

Alguns comentaristas rapidamente pontuaram que ela não é uma economista treinada e não tem experiência em bancos centrais, ao contrário de seu predecessor.

"Christine Lagarde é excepcionalmente qualificada para liderar o BCE em um momento de desafios tanto internos quanto externos para a zona do euro", disse Coeure a jornalistas, durante uma conferência econômica no sul da França.

"Ela sabe como funciona a economia global. Ela sabe como funciona a Europa. E ela sabe conversar com mercados financeiros", acrescentou.

A indicação de Lagarde reforçou as expectativas do mercado financeiro de mais afrouxamento monetário, se necessário, reduzindo os rendimentos de títulos. 

Advogada de formação, Lagarde foi ministra das Finanças durante o mandato do presidente Nicolas Sarkozy até sair para liderar o FMI, no qual sua reputação como uma astuta navegadora do poder da política internacional cresceu. 

Lagarde daria um discurso, na sexta-feira, na conferência econômica em Aix-en-Provence, onde Coeure deu sua declaração, mas cancelou a aparição pública, após ser nomeada semana passada.  

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade