PUBLICIDADE

Mundo

Clima: Corte Europeia aceita ação de jovens contra 33 países

6 portugueses acusam países de violação do Acordo de Paris

30 nov 2020 - 10h36
Compartilhar
Exibir comentários

A Corte Europeia de Direitos Humanos, localizada em Estrasburgo, na França, aceitou a ação movida por seis jovens portugueses, com idades entre 8 e 21 anos, contra 33 países-membros do Conselho da Europa por violações de seus direitos ao não respeitarem os compromissos assumidos no Acordo de Paris sobre o clima.

Em nota oficial publicada nesta segunda-feira (30), o tribunal informou que aceitou a ação de maneira prioritária e que já notificou os governos nacionais citados no processo, dando início à fase processual.

A ação aberta pelos jovens afirma que os mais de 30 países, incluindo a Itália, violam seu direito à vida porque não adotaram, por exemplo, medidas adequadas para reduzir a emissão de gás carbônico e para impedir a elevação das temperaturas, dois dos principais fatores das mudanças climáticas.

"O aquecimento climático é diretamente responsável pelos incêndios das florestas portuguesas nos últimos anos", dizem os acusadores, lembrando que isso causa inúmeros problemas respiratórios atuais e futuros, e que isso "provoca ansiedade perante às catástrofes naturais porque os incêndios florestais causaram a morte de mais de 100 pessoas, entre as quais, nossos vizinhos, às quais assistimos às vezes".

Eles afirmam ainda que, durante esses eventos, não podem viver ao ar livre, as escolas são fechadas e as cinzas causam danos às propriedades de suas famílias.

Dois acusadores ainda citam que as mudanças climáticas estão causando tempestades muito violentas que, durante o inverno, colocaram as suas casas em risco, enquanto outros três pontuam que os picos de calor cada vez mais frequentes impedem a plantação de alguns tipos de legumes regionais e acabam com a água que existe nos poços nos terrenos de suas famílias.

Os países acusados são Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Irlanda, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Noruega, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça, Reino Unido, República Tcheca, Turquia e Ucrânia. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade