PUBLICIDADE

Mundo

Clã mafioso será julgado por rede de tráfico com América do Sul

Grupo de 20 pessoas importava drogas da Colômbia e do Brasil

18 out 2021 - 13h20
(atualizado às 13h29)
Compartilhar
Exibir comentários

A Justiça italiana marcou para 19 de novembro a audiência preliminar de 20 pessoas acusadas de montar uma rede de tráfico de drogas entre a América do Sul e a Europa.

DDA de Catanzaro fez diversas apreensões de drogas do grupo
DDA de Catanzaro fez diversas apreensões de drogas do grupo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Todos são ligados ao clã Gallace de Guardavalle, do grupo mafioso 'ndrangheta, e vão responder por associação para o crime com finalidade do tráfico de entorpecentes agravada por método mafioso.

A investigação foi realizada pelo Departamento Distrital Antimáfia (DDA) de Catanzaro e chamada de "Molo 13". Segundo os investigadores, o grupo traficava cocaína, heroína e haxixe principalmente da Colômbia, mas também tinha ligações com criminosos do Brasil.

O DDA acusa quatro dos 20 de terem cargos de alto escalão na organização.

Nicola Chiefari seria o responsável por organizar os pagamentos e a pessoa que recebia as ordens diretamente do chefe do clã, Cosimo Damiano Gallace.

Outro acusado é Agazio Andreacchio, que seria o responsável por distribuir a droga vinda da América do Sul nos pontos de tráfico da Calábria e da Toscana. Já Francesco Galati teria a função do poder de decisão na distribuição em Guardavalle e Giuseppe Vitale era quem fazia os contatos com os possíveis grandes clientes.

Ainda conforme os investigadores, a rede criminosa montada pelo grupo permitia a distribuição da droga sul-americana para várias "praças" da Europa, como Espanha, Países Baixos, Inglaterra e Eslovênia, bem como para a Austrália e a Nova Zelândia. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade