PUBLICIDADE

Mundo

Cinco bilionários argelinos são presos durante investigação anticorrupção

22 abr 2019 - 13h39
Compartilhar
Exibir comentários

Cinco bilionários argelinos, alguns deles próximos do ex-presidente Abdelaziz Bouteflika, que renunciou após protestos em massa, foram presos durante uma investigação anticorrupção, noticiou a TV estatal nesta segunda-feira.

Issad Rebrab
08/06/2012
REUTERS/Thierry Gouegnon
Issad Rebrab 08/06/2012 REUTERS/Thierry Gouegnon
Foto: Reuters

Os cinco são Issad Rebrab, considerado o empresário mais rico do país e especialmente ativo nos negócios de alimento e refino de açúcar, e quatro irmãos da família Kouninef, disse o canal.

Rebrab é presidente da empresa familiar Cevital, que importa açúcar cru do Brasil e exporta açúcar refinado à Tunísia, Líbia e outras partes do Oriente Médio.

A família Kouninef é próxima de Bouteflika, que governou a Argélia durante 20 anos e deixou o cargo três semanas atrás, curvando-se à pressão do Exército e de semanas de manifestações, principalmente de argelinos jovens que querem mudanças.

Não havia comentários de imediato da parte dos presos.

A medida veio depois de o chefe do Exército, general Gaid Salah, afirmar na semana passada que acredita que membros da elite governista do país produtor de petróleo e gás natural serão processados por corrupção.

Protestos em massa, que começaram em 22 de fevereiro e foram essencialmente pacíficos, continuaram após a renúncia de Bouteflika, já que muitos querem o afastamento de toda a elite que governa o país desde a independência da França, em 1962. Eles também querem que pessoas que veem como corruptas sejam processadas.

Bouteflika foi substituído por Abdelkader Bensalah, presidente da câmara alta do Parlamento, por 90 dias, até a realização de uma eleição presidencial em 4 de julho.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702)) REUTERS AC

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade