PUBLICIDADE

Mundo

Cidade polonesa chora morte de prefeito assassinado a facadas

Pawel Adamowicz foi atacado no domingo(13) em evento de caridade

19 jan 2019 - 12h02
(atualizado às 12h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de poloneses se reúnem neste sábado (19) na cidade de Gdansk, na Polônia, para assistirem ao funeral do ex-prefeito Pawel Adamowicz, assassinado a facadas no último domingo(13) durante um evento de caridade.

Cidade polonesa chora morte de prefeito assassinado a facadas
Cidade polonesa chora morte de prefeito assassinado a facadas
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    Diversos telões foram instalados em torno da basílica de Santa Maria de Gdansk e em outras cidades do país para transmitir o serviço fúnebre, em uma jornada de luto nacional. Autoridades do governo polonês e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, estão presentes na cerimônia na igreja.

    Cerca de 25 mil pessoas, de acordo com a polícia local, também passaram pelo velório. Adamowicz, de 53 anos de idade, foi atacado com uma facada no coração por volta das 20h (horário local) de domingo(13). O agressor invadiu o palco onde ele estava e após atingi-lo exibiu a faca ao público.

    De acordo com a imprensa local, o homem pegou o microfone e disse que tomou a atitude porque foi preso injustamente pelo governo anterior, inclusive foi torturado. O polonês era prefeito desde 1998 e participava de uma campanha de arrecadação de verba para a compra de novos equipamentos para hospitais da cidade.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade