PUBLICIDADE

Mundo

Cidade na Toscana é 'invadida' por insetos durante onda de calor

Autoridades determinaram 4ª dedetização em menos de um mês

9 ago 2022 - 15h00
(atualizado às 15h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A pequena cidade de Orbetello, localizada na região da Toscana, na Itália, está sofrendo com uma "infestação" de insetos desde que altas temperaturas começaram a ser registradas durante o verão.

Orbetello sofre com forte onda de calor que afasta os predadores naturais da área lagunar
Orbetello sofre com forte onda de calor que afasta os predadores naturais da área lagunar
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

Por conta disso, a prefeitura determinou a quarta dedetização geral da localidade em menos de um mês entre a noite desta quarta-feira (10) e a madrugada de quinta-feira (11) para tentar atenuar o problema.

"Será feita uma extraordinária desinfestação adulticida de quironomídeos problemáticos por meio da matança noturna nas áreas verdes e nas ruas da cidade de Orbetello, e também na área conhecida como 'Spiaggetta'", diz a nota oficial da prefeitura.

Além disso, os cidadãos devem manter portas e janelas fechadas e esperar uma hora depois da passagem do carro com o produto químico para sair de casa.

Orbetello, cidade de quase 15 mil habitantes, é usada para férias desde as épocas do período etrusco (1200 a.C a 700 a.C) por conta de sua grande lagoa e das belezas naturais. No entanto, a infestação dos insetos tem feito os turistas sumirem neste verão, com quedas de até 60% no movimento.

Segundo especialistas italianos, a forte onda de calor que atinge a Itália é a principal causa do problema. Isso porque as altas temperaturas reduziram a quantidade de predadores naturais da área lagunar, como rãs, formigas, morcegos, entre outros, o que por consequência gerou uma proliferação gigantesca dos insetos - pequenas moscas, mosquitos, etc.

Tanto em junho como em julho, a Itália foi afetada por fortes ondas de calor por todo território. Além disso, uma grande estiagem atinge com força toda a parte norte e nordeste do país.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Ciências da Atmosfera e do Clima do Conselho Nacional de Pesquisa (Isac-CNR), o país já registra os sete primeiros meses mais quentes de sua história em 2022, com uma média de temperatura 0,98°C acima do registro histórico. Só em julho, a média ficou 2,26°C acima dos valores computados desde 1800. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade