PUBLICIDADE

Mundo

Cidade francesa instala radar de velocidade para pedestres

26 nov 2011 - 11h20
Compartilhar
Lúcia Müzell
Direto de Paris

E se os controladores de velocidade passassem das ruas e estradas para as calçadas? Foi exatamente isso que aconteceu em Rouen, no norte da França, onde um radar para pedestres foi instalado na rua principal da cidade - onde sequer passam carros.

"Pedestre, reduza a velocidade. Fiscalização": incentivo à apreciação de Rouen
"Pedestre, reduza a velocidade. Fiscalização": incentivo à apreciação de Rouen
Foto: AFP

Desde o início de novembro, a pessoa que passa caminhando a mais de 3km/h - como adverte a placa de trânsito - recebe o flash das câmeras sinalizando que a velocidade está superior à permitida.

Mas se engana quem pensa que a iniciativa é mais um abuso das autoridades. Os "multados" não são intimados a pagar qualquer valor: a ideia não é arrecadar dinheiro nem punir os apressados, a não ser pela vergonha de receber o flash em meio à multidão.

Ao invés de multar, o radar está lá para alertar os passantes sobre a rapidez e o estresse do dia a dia. Ou seja, a mais de 3km/h, o crime é não apreciar as belezas da cidade.

A iniciativa partiu de um artista, Benoit Thiollent. Cansado de ver câmeras por todos os lados com o único objetivo de controlar as pessoas, ele decidiu criar um dispositivo em que o resultado fosse um momento de relaxamento para os pedestres, em uma cidade que guarda monumentos e um patrimônio histórico rico, no coração da Normandia. As placas utilizadas são idênticas às verdadeiras sinalizações de trânsito e advertem: "Pedestre, reduza a velocidade. Fiscalização".

"Tem tanta coisa para observar e para admirar, mas hoje em dia as pessoas não se permitem mais um momento de tranquilidade em meio ao trabalho. Achei que valia a pena forçá-las a isso", afirmou Thiollent. Ele argumenta que, "em última análise, estes radares estão instalados para prestar homenagem à cidade" - em especial em novembro, quando Rouen recebe a mostra Rouen Impressionnée, com obras impressionistas espalhadas pelas ruas e museus do município. "Zona 3" está incluída na programação, instalada nas calçadas da rua Ganterie.

A novidade surpreendeu a população - entre reações de admiração e preocupação, os moradores aos poucos compreenderam que o radar era inofensivo. No início, alguns pensavam que as fotos poderiam ser utilizadas na internet e temiam ficar estigmatizados como apressadinhos ou estressados, relata o autor da obra. Entretanto, não há registro de imagens: o aparelho apenas dispara flashs ao flagrar um infrator.

"Fui surpreendido por aquele flash no entardecer e fiquei intrigado. Voltei, li as placas e dei risada. De fato, eu parecia um maluco inculto que jamais olhava para os lados", brinca Cédric Guizelin, que mora em uma cidade vizinha, mas vai a Rouen diariamente para o trabalho. "Pela primeira vez, vejo um radar que serve para enriquecer o espírito ao invés de nos esvaziar os bolsos."

Por outro lado, o francês reclama que, no dia a dia, a própria prefeitura pouco faz para atrair a atenção das pessoas sobre a história e os monumentos que enfeitam suas ruas. Ele espera que, com a brincadeira, a administração municipal seja a primeira a aprender a lição e a valorizar a cidade.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade