PUBLICIDADE

Mundo

China revisa números, e mortes por chuvas passam de 300

Maior parte das vítimas estavam em Zhengzhou, província de Henan

2 ago 2021 - 08h55
(atualizado às 14h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A China revisou os números das fortes chuvas que atingiram a área central do país, especialmente a província de Henan, e informou que 302 pessoas morreram na onda de mau tempo iniciada no dia 16 de julho. Há ainda 50 desaparecidos.

Operações de socorro em Zhengzhou, cidade da China Central afetada por enchentes
Operações de socorro em Zhengzhou, cidade da China Central afetada por enchentes
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo as autoridades, 292 mortes ocorreram na capital da província, Zhengzhou, até o último domingo (1º). Das vítimas, 14 faleceram dentro de uma linha de metrô e outras 39 em locais subterrâneos, como estacionamentos e túneis.

Em apenas três dias na última semana, caíram 617,1 milímetros de água na cidade, o que praticamente corresponde ao índice pluviométrico do ano inteiro - que é de 640,8 mm. Meteorologistas classificaram a onda de mau tempo como "a pior em mil anos".

Zhengzhou é uma cidade de cerca de 12 milhões de pessoas, e as autoridades locais foram muito criticadas por não tomar medidas para prevenir as mortes - já que havia alertas de que fortes chuvas atingiriam a área.

Mais de 580 mil hectares de plantações foram devastados pela força das águas em toda a província, e os prejuízos passam dos US$ 18 bilhões.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade