PUBLICIDADE

Mundo

China reporta mais casos de covid-19 e receio aumenta

País comemora Ano Novo Lunar no próximo mês e teme uma nova onda de casos

17 jan 2021 - 12h17
(atualizado às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O temor de uma nova onda de casos de coronavírus cresceu na China continental antes do Ano Novo Lunar no próximo mês, após autoridades relatarem neste domingo 109 novos casos de Covid-19, a maioria na província de Hebei, perto de Pequim.

Pessoas usando máscara de proteção caminham em Pequim, na China. 16/1/2021. REUTERS/Tingshu Wang
Pessoas usando máscara de proteção caminham em Pequim, na China. 16/1/2021. REUTERS/Tingshu Wang
Foto: Reuters

Embora a contagem de novos casos em 16 de janeiro tenha sido menor do que 130 no dia anterior, a China viu na semana passada o número de casos diários saltar para o máximo em 10 meses.

A tendência inquietante surgiu enquanto uma equipe de investigadores liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) segue em quarentena na cidade de Wuhan, onde a doença foi detectada pela primeira vez no final de 2019. A equipe vai investigar as origens da pandemia que já matou mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo.

Dando detalhes do último número de casos diários, a Comissão Nacional de Saúde (NHC) disse que 96 eram infecções locais, 72 delas em Hebei, 12 na província de Heilongjiang, 10 na província de Jilin e duas em Pequim.

O número de novos casos assintomáticos, que a China não classifica como casos confirmados, subiu para 119 no sábado, de 79 na sexta-feira.

Os números permanecem bem abaixo dos níveis observados no auge do surto na China no início de 2020, mas as autoridades continuam alertas e, como resultado do surto nas últimas semanas, várias cidades tomaram medidas de isolamento.

O ministro do NHC, Ma Xiaowei, disse no sábado que os surtos no nordeste vêm de viajantes que entram no país ou contaminam importações de alimentos congelados. A China é o único país que afirma que a Covid pode ser transmitida por meio de importações da cadeia de frio, embora a OMS tenha minimizado os riscos.

A cidade de Pequim começará a exigir que os viajantes do exterior passem por monitoramento de saúde por mais sete dias, após 21 dias de observação médica, informou a agência de notícias estatal Xinhua no sábado.

Shijiazhuang, capital de Hebei e o local mais atingido no último aumento de infecções, relatou 65 novos casos confirmados transmitidos localmente em 16 de janeiro, disse a comissão provincial de saúde.

Zhang Yan, oficial de saúde da província de Jilin, disse a jornalistas que o surto foi causado por pessoas infectadas que chegaram à província de Heilongjiang. Zhang disse que 102 infecções recentes estão relacionadas a uma pessoa que viajou entre as duas províncias várias vezes para atividades de marketing voltadas para idosos.

Os casos confirmados de Covid-19 na China continental somam 88.227, enquanto o número de mortos permanece em 4.635.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade