PUBLICIDADE

Mundo

China prende crítico do presidente Xi Jinping

Xu Zhangrun foi acusado de incitar a prostituição

6 jul 2020 - 20h10
(atualizado às 20h25)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades chinesas prenderam um professor de direito que publicou vários artigos nos quais critica o presidente da China, Xi Jinping, pela gestão da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e por seus esforços para se consolidar no poder.

Xu Zhangrun foi acusado de incitar a prostituição
Xu Zhangrun foi acusado de incitar a prostituição
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O caso foi denunciado nesta segunda-feira (6) pelos amigos de Xu Zhangrun, considerado um famoso critico do governo chinês. Segundo relatos, ele foi retirado de sua casa nos arredores de Pequim por mais de 20 agentes.

Em fevereiro passado, Xu publicou um artigo abordando a cultura de decepção e censura promovida por Jinping no contexto da disseminação da Covid-19 no país.

"O sistema do líder chinês está destruindo a estrutura de governança", escreveu no texto, que repercutiu no exterior, acrescentando que o caos no epicentro do vírus, na província de Hubei, refletia os problemas sistêmicos do Estado chinês.

Ainda de acordo com um amigo do professor, que desejou permanecer anônimo, um homem, identificado como policial, telefonou para a esposa de Xu para dizer que ele havia sido preso por incitar a prostituição na cidade de Chengdu.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade