PUBLICIDADE

Mundo

China lança sonda para explorar lado escuro da lua - Xinhua

8 dez 2018 - 12h37
Compartilhar
Exibir comentários

A China lançou neste sábado a primeira sonda para explorar o lado escuro da Lua, registrando mais um marco em seu ambicioso programa espacial, informou a agência oficial de notícias Xinhua.

A sonda, a Chang'e-4, deve fazer a primeira aterrissagem suave do outro lado da Lua, segundo a Xinhua. Espaçonaves anteriores já viram o outro lado da Lua, mas nenhum pousou nele.

A Lua está presa à Terra, girando na mesma velocidade que orbita nosso planeta, então o lado distante nunca é visível da Terra.

O avanço do programa espacial da China tem sido uma prioridade de seus líderes, com o presidente Xi Jinping pedindo que a China se estabeleça como uma potência espacial.

Às 2:23 da madrugada deste sábado (16:23 no Brasil), um foguete Longa Marcha-3B, transportando a sonda, incluindo um veículo espacial e um jipe, partiu do centro de lançamento de satélites Xichang, no sudoeste da China, informou a Xinhua.

As tarefas da sonda Chang'e-4 incluem observação radio-astronômica de baixa freqüência, pesquisa do terreno e o relevo, detecção da composição mineral e mediação da radiação de nêutrons e os átomos neutros para estudo do ambiente do outro lado da Lua, informou a Xinhua citando a Administração Nacional do Espaço da China.

A China pretende alcançar a Rússia e os Estados Unidos para se tornar uma grande potência espacial até 2030. Está planejando lançar a construção de sua própria estação espacial tripulada no ano que vem.

No entanto, enquanto a China insiste que suas ambições são puramente pacíficas, o Departamento de Defesa dos EUA acusou-a de realizar atividades destinadas a impedir que outras nações usem ativos espaciais durante uma crise.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade