PUBLICIDADE

Mundo

China fecha parte da Muralha devido a vírus; número de mortos sobe para 26

24 jan 2020 - 09h53
Compartilhar
Exibir comentários

A China intensificou medidas para conter um vírus que matou 26 pessoas e infectou mais de 800, interrompendo o transporte público em 10 cidades e fechando templos durante o Ano Novo Lunar, assim como a Cidade Proibida e parte da Grande Muralha.

Pessoas em frente a portão de templo na China fechado devido a surto de coronavírus
24/01/2020
REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Pessoas em frente a portão de templo na China fechado devido a surto de coronavírus 24/01/2020 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Foto: Reuters

O feriado de uma semana para saudar o Ano do Rato começou na sexta-feira, aumentando o temor de que a taxa de infecção acelere à medida que centenas de milhões de pessoas viajam pelo país e ao exterior.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus uma emergência para a China na quinta-feira, mas optou por não o declarar como epidemia de preocupação internacional.

Embora a maioria dos casos e todas as mortes tenham ocorrido na China, o vírus foi detectado em Tailândia, Vietnã, Cingapura, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Estados Unidos. É altamente provável que o Reino Unido também tenha casos, disse uma autoridade de saúde.

Na estação ferroviária da cidade de Wuhan, no centro da China, onde o surto começou no mês passado, poucos passageiros encaravam o risco de voltar para casa.

"Que escolha eu tenho? É o Ano Novo Chinês. Temos que ver nossa família", disse um viajante que chegava chamado Hu.

Até quinta-feira, havia 830 casos confirmados e 26 mortes, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde.

Casos do novo coronavírus provavelmente devem continuar a aumentar na China e ainda é muito cedo para avaliar a gravidade do surto, disse Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS, nesta sexta-feira.

A maioria dos casos ocorreu em Wuhan, onde se acredita que o vírus tenha se originado em um mercado que comercializava ilegalmente animais silvestres. Pesquisas preliminares sugeriram que o vírus foi passado para seres humanos por cobras.

Wuhan, uma cidade de 11 milhões de habitantes, e a vizinha Huanggang, com cerca de 7 milhões, estavam em isolamento virtual. As estações ferroviárias estavam em grande parte fechadas, com poucos trens, e voos suspensos.

Cerca de 10 pessoas desceram de um trem de alta velocidade que entrou em Wuhan na sexta-feira à tarde, mas ninguém entrou antes que ele retomasse sua jornada.

"Não tenho medo. Confio no governo. Preciso ficar com minha família", disse um passageiro, arrastando duas caixas grandes para fora da estação. Ele se recusou a dar seu nome.

Wuhan estava construindo um hospital com 1.000 leitos para os infectados e pretendia prepará-lo até segunda-feira, informou o Changjiang Daily.

Várias companhias aéreas suspenderam voos para Wuhan, enquanto os aeroportos do mundo inteiro intensificaram a triagem de passageiros da China.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade