PUBLICIDADE

Mundo

China faz suspense sobre presença de presidente na COP26

19 out 2021 - 11h15
Compartilhar
Exibir comentários

A China atribui grande importância ao combate à mudança climática, mas ainda não anunciou se o presidente Xi Jinping comparecerá ou não à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), disse o enviado especial do clima chinês, Xie Zhenhua, nesta terça-feira.

09/10/2021
REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
09/10/2021 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Foto: Reuters

Indagado pela Reuters se Xi participará da cúpula em pessoa, por videochamada ou não participará, Xie respondeu: "Ainda precisamos esperar informações (do) Ministério das Relações Exteriores, e só depois de eles fazerem um anúncio diremos a vocês".

Na semana passada, a rainha britânica Elizabeth disse estar irritada com líderes globais que falam sobre a mudança climática e fazem pouco ou nada para tratar do aquecimento global, e acrescentou que ainda não estava claro quem comparecerá à COP26 em Glasgow.

Como anfitrião da cúpula, o premiê britânico Boris Johnson tem se referido à reunião como uma das últimas grandes chances para resfriar o planeta, e esperava que o evento fosse uma vitrine para suas aspirações a liderança global.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o premiê da Austrália, Scott Morrison, comparecerão. O Kremlin ainda não informou se o presidente russo, Vladimir Putin, irá.

Xi, o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-Tung, não deixa seu país desde o início da pandemia do novo coronavírus, mas participou de videoconferências com outros líderes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade