PUBLICIDADE

Mundo

China expressa "fortes insatisfações" com comunicado dos EUA à OMC, diz agência

2 dez 2017 - 11h25
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério do Comércio da China expressou "fortes insatisfações e uma firme oposição" ao comunicado dos Estados Unidos à Organização Mundial do Comércio (OMC), que se opõe à conceder à China status de economia de mercado, relatou o Xinhua. 

A China já apelou à OMC em relação a um caso similar, disse o ministério, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua, neste sábado. 

A China está lutando com a UE para ser reconhecida como uma economia de mercado, uma designação que levaria a uma redução dramática dos impostos antidumping sobre os produtos chineses ao proibir o uso de comparações de preços com países terceiros.

Os EUA e a UE argumentam que o forte papel do Estado na economia chinesa, incluindo a concessão de subsídios desenfreados, significa que os preços internos são profundamente distorcidos e não são determinados pelo mercado.

A resposta forte do ministério é a última ação de uma tensão crescente entre Washington e Pequim, enquanto a administração Trump prepara-se para medidas comerciais e depois de o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês dizer, na sexta-feira, que alguns países estavam tentando "ignorar" suas responsabilidades sob as regras da OMC. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade