PUBLICIDADE

Mundo

China diz que Hong Kong precisa de reforma eleitoral para um "futuro mais brilhante"

7 mar 2021 - 13h21
Compartilhar
Exibir comentários

O principal diplomata do governo chinês, o conselheiro estatal Wang Yi, afirmou neste domingo que o sistema eleitoral em Hong Kong precisa ser melhorado para uma estabilidade de longo prazo, dizendo que a reforma trará um "futuro mais brilhante" para a cidade.

O plano da China para reformar de forma dramática o sistema eleitoral de Hong Kong, apresentado esta semana durante a sessão parlamentar anual do país, deve complicar a governança do território e garantir que os leais a Pequim estejam no comando.

Falando em sua entrevista anual à imprensa na sessão do Parlamento, Wang disse que não houve democracia em Hong Kong durante a época colonial, e que a China tem confiança de que as reformas eleitorais serão benéficas.

"A transição de Hong Kong do caos para a governança é do total interesse de ambas as partes", disse Wang.

Há um ano, a China adotou uma dura lei de segurança nacional sobre a ex-colônia britânica, dizendo ser necessária após meses de protestos contrário ao governo algumas vezes violentos.

Desde então Pequim disse que vai vetar diretamente candidatos eleitorais para a legislatura da cidade e declarou que apenas "patriotas" devem comandar Hong Kong.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade