PUBLICIDADE

Mundo

China diz que guerra não pode ser permitida na península coreana

14 dez 2017 - 15h15
Compartilhar
Exibir comentários

Uma guerra não pode ser permitida na península coreana e a questão precisa ser resolvida através de conversas, disse o presidente chinês, Xi Jinping, nesta quinta-feira, enquanto o secretário-geral da ONU, António Guterres, advertiu contra o perigo de entrar "como sonâmbulo" em um conflito.

Presidente chinês Xi Jinping (D) se reúne com sul-coreano Moon em Pequim
 14/12/2017    REUTERS/Nicolas Asfouri/Divulgação
Presidente chinês Xi Jinping (D) se reúne com sul-coreano Moon em Pequim 14/12/2017 REUTERS/Nicolas Asfouri/Divulgação
Foto: Reuters

Xi se pronunciou durante visita do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, apenas alguns dias depois que o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse estar disposto a iniciar conversas com a Coreia do Norte sem precondições.

Entretanto, a Casa Branca disse na quarta-feira que não participará de nenhuma negociação até que a Coreia do Norte melhore seu comportamento. A Casa Branca se recusou a dizer se o presidente Donald Trump, que tem assumido uma linha retórica mais dura em relação à Coreia do Norte, aprovou a abertura de Tillerson.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a oferta de Tillerson de realizar contatos diretos com Pyongyang foi "um sinal muito bom", embora advertindo que um ataque dos EUA contra a Coreia do Norte teria consequências catastróficas.

A Coreia do Norte testou seu míssil balístico intercontinental mais avançado no dia 29 de novembro, que disse colocar todo o território dos Estados Unidos dentro de seu alcance, em desafio à pressão internacional e sanções da ONU.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade