PUBLICIDADE

Mundo

China diz que acordo nuclear do Irã não descarrilou e promete papel construtivo

13 jan 2018 - 15h35
Compartilhar
Exibir comentários

A China prometeu neste sábado continuar desempenhando um papel construtivo na manutenção e implementação do acordo nuclear do Irã, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, estabeleceu um ultimato para consertar o que chamou de "falhas desastrosas" no pacto com Teerã.

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse ao ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, por telefone, que a implementação do acordo não "descarrilou", mas que enfrentaria "alguns novos fatores de complicação", de acordo com a agência estatal de notícias Xinhua.

Continuar implementando o acordo nuclear é responsabilidade de todas as partes interessadas e desejo comum da comunidade internacional, disse Wang durante o telefonema, realizado durante uma visita a Ruanda.

O acordo ajudaria a manter o regime internacional de não proliferação nuclear, manter a paz e a estabilidade na região e resolver "outros problemas urgentes" em todo o mundo, disse.

O chanceler chinês pediu ao Irã para manter a calma e continuar a cumprir as obrigações que lhe cabem por força do acordo.

Na sexta-feira, Trump concordou em manter a suspensão de sanções contra o Irã que foram retiradas como parte do acordo internacional, mas disse que seria a última vez, a menos que as condições dos EUA sejam atendidas para consertar o que ele chamou de "falhas significativas" no acordo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade