PUBLICIDADE

Mundo

China critica atos em Hong Kong e acusa EUA de interferência

Pequim diz que Donald Trump instigou manifestantes

2 jul 2019 - 11h26
(atualizado às 12h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A China acusou nesta terça-feira (2) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de instigar os protestos em Hong Kong, onde ontem manifestantes invadiram a sede do Parlamento, em defesa da democracia.

China critica atos em Hong Kong e acusa EUA de interferência
China critica atos em Hong Kong e acusa EUA de interferência
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Deploramos e nos opomos com força à interferência evidente dos Estados Unidos nos assuntos de Hong Kong e nos assuntos internos da China", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Pequim, Geng Shuang.

Ontem, mais de mil pessoas irromperam a sede do Parlamento, em mais um protesto contra o governo local e a China. Desde junho, devido a uma lei que pode permitir extradições à China, moradores de Hong Kong saem às ruas para protestar e pedir democracia. Apesar do governo chinês concordar em suspender o projeto de lei por tempo indefinido, os protestos seguem.

Durante as celebrações do aniversário de 22 anos da transferência da soberania de Hong Kong para a China, os manifestantes entraram em confronto com a polícia no Parlamento.

O Reino Unido, que controlava o território desde 1997, condenou a "violência" verificada "em todos os lados" e pediu que a as autoridades locais não usem um episódio singular "como pretexto" para impor a "repressão".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade