PUBLICIDADE

Mundo

Chile prorroga estado de catástrofe perante alerta de 2ª onda de Covid-19 em janeiro

3 dez 2020 - 15h09
Compartilhar
Exibir comentários

O Chile prorrogou nesta quinta-feira um estado de catástrofe que permite o controle da circulação de pessoas por meio de toques de recolher e lockdowns.

Presidente do Chile, Sebastián Piñera, em Viña del Mar
08/11/2020 REUTERS/Rodrigo Garrido
Presidente do Chile, Sebastián Piñera, em Viña del Mar 08/11/2020 REUTERS/Rodrigo Garrido
Foto: Reuters

"O vírus ainda está conosco, e portanto continua a representar uma ameaça séria à saúde e à vida", disse o presidente chileno, Sebastián Piñera, ao anunciar a medida.

A nação latino-americana praticamente dominou o surto surgido em março, já que relata uma média de 1.400 infecções diárias novas --no pico de julho elas chegaram a 6 mil.

Os lockdowns foram descartados em muitas partes do país, inclusive na capital Santiago, as fronteiras foram reabertas a estrangeiros e as pessoas começaram a voltar a escritórios e salas de aula.

Mas na quarta-feira, como o vírus ainda assola as cidades do sul chileno e os números aumentam na capital e em outras partes, as autoridades alertaram para uma possível segunda onda em janeiro, antes da chegada de qualquer vacina --o que, na pior hipótese, poderia resultar em 9.500 casos novos por dia.

"Achamos que esta é a realidade e aconteceu em outros países, e com muito mais força do que a primeira onda", disse o ministro da Saúde, Enrique Paris.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade