PUBLICIDADE

Mundo

Chile deve enfrentar pior fase de epidemia nas próximas semanas, diz presidente

12 mai 2020 - 20h31
Compartilhar
Exibir comentários

O Chile deve enfrentar a pior fase da pandemia do coronavírus nas próximas semanas, afirmou o presidente do país, Sebastián Piñera, nesta terça-feira, enquanto uma alta expressiva no número de casos e a aproximação do inverno no Hemisfério Sul pressionam o sistema de saúde do país ao limite. 

Homem usa telefone celular enquanto um caminhão pulveriza um composto de amônia e água  para desinfetar ruas em meio à pandemia do coronavírus, em Santiago. 12/5/2020. REUTERS/Ivan Alvarado
Homem usa telefone celular enquanto um caminhão pulveriza um composto de amônia e água para desinfetar ruas em meio à pandemia do coronavírus, em Santiago. 12/5/2020. REUTERS/Ivan Alvarado
Foto: Reuters

O Chile superou 30 mil casos confirmados do vírus nesta semana, com um aumento acentuado no número de infecções que lotou as unidades de tratamento intensivo nos hospitais da capital Santiago, que tem cerca de 8 milhões de habitantes. 

"Nas próximas semanas sabemos que vamos enfrentar os momentos mais difíceis e os maiores desafios de saúde em décadas no nosso país", disse Piñera em discurso televisionado. 

O pronunciamento de Piñera marca uma virada na política do governo desde o fim de abril, quando anunciou um plano muito criticado para que os chilenos voltassem ao trabalho e prevendo a reabertura gradual de escolas e shopping centers. 

O número total de casos confirmados do vírus dobrou até agora em maio para 31.721, segundo os dados oficiais. 

O Chile foi forçado a recuar em um plano para emitir "certificados de liberação" da Covid-19 após a Organização Mundial da Saúde alertar que não há evidências científicas de que a imunidade é adquirida após se contrair a doença. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade