PUBLICIDADE

Mundo

Chile dará vacina da AZ como reforço para quem tomou Coronavac

Medida se deve a preocupações com a variante Delta

6 ago 2021 - 10h07
(atualizado às 10h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Chile anunciou nesta quinta-feira (6) que vai dar doses de reforço da AstraZeneca para quem tomou a vacina Coronavac, imunizante do laboratório chinês Sinovac e que é o mais utilizado no país.

Sebastián Piñera com banner de campanha de vacinação contra Covid
Sebastián Piñera com banner de campanha de vacinação contra Covid
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A medida foi tomada em função de preocupações com a disseminação da variante Delta e contraria os pedidos da Organização Mundial da Saúde (OMS), que defende que países com vacinas sobrando as doem para nações pobres.

"Considerando a evolução no tempo e o risco que significa a variante Delta, que está atingindo com muita força diversas partes do mundo, e depois de receber recomendações nacionais e internacionais, decidimos iniciar um reforço da vacinação em todas as pessoas que tomaram duas doses da vacina da Sinovac", disse o presidente Sebastián Piñera.

A dose de reforço começará a ser aplicada no dia 11 de agosto, em cidadãos com mais de 55 anos. "Depois vamos seguir com todos os adultos, até completar a população", acrescentou.

Até o momento, quase 65% dos habitantes do Chile já concluíram o ciclo de vacinação contra a Covid-19, número que sobe para 80% quando se considera apenas o público alvo.

Os novos casos de coronavírus no país vêm caindo desde o início de junho, enquanto as mortes se mantêm estáveis desde abril. Na última quinta (5), foram contabilizados 1.206 contágios e 135 óbitos, elevando os totais desde o início da pandemia para 1.620.389 e 35.806, respectivamente.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade