PUBLICIDADE

Mundo

Chanceler italiano alerta para risco de colapso em UTIs

País ainda não conseguiu conter segunda onda de pandemia

9 nov 2020 - 09h50
(atualizado às 10h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, alertou nesta segunda-feira (9) que as UTIs do país arriscam entrar "em colapso" se a curva de contágios na pandemia do Sars-CoV-2 mantiver a tendência de crescimento.

Unidade de terapia intensiva em hospital de Nápoles, na Campânia
Unidade de terapia intensiva em hospital de Nápoles, na Campânia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em mensagem no Facebook, o chanceler lembrou que o país tem hoje cerca de 560 mil casos ativos do novo coronavírus, número recorde desde o início da pandemia. Desse total, 2.749 pacientes estão em UTIs, maior número desde 17 de abril (2.812).

"Devemos ficar atentos ao que está acontecendo em nossos hospitais. Repito isso há dias: se a curva de contágios não diminuir e o número de internações em terapias intensivas continuar aumentando, arrisca-se um colapso. E é isso o que dizem médicos e cientistas", declarou Di Maio.

O governo da Itália já colocou quatro regiões (Lombardia, Piemonte, Vale de Aosta e Calábria) em lockdown, mas médicos querem que a medida seja estendida a todo o território nacional, assim como ocorreu entre março e maio.

O país vem registrando recordes seguidos de casos diários de Sars-CoV-2, e o número de mortes a cada 24 horas - 331 no último domingo (8) - voltou ao patamar do início de maio. Até o momento, a Itália soma mais de 935 mil contágios e cerca de 41,4 mil óbitos na pandemia.   

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade