PUBLICIDADE

Mundo

Chanceler alemã Merkel visitará Trump com aproximação de prazos sobre relações comerciais e Irã

5 abr 2018 - 14h39
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitará o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 27 de abril, disse uma autoridade norte-americana graduada nesta quinta-feira, à medida que discordâncias sobre um acordo nuclear com o Irã e sobre comércio pairam sobre a relação entre os dois países.

A viagem de Merkel, três dias depois de visita oficial do presidente francês, Emmanuel Macron, a Washington, acontecerá pouco antes do fim de uma isenção concedida à União Europeia para tarifas de importação de aço e alumínio dos EUA.

As visitas darão aos dois principais líderes da União Europeia a oportunidade de pressionar pela concessão de isenções permanentes das tarifas de aço e alumínio para o bloco. As taxas estão suspensas para a UE até o dia 1º de maio.

A visita de Merkel aos Estados Unidos, inicialmente reportada pelo jornal alemão Bild, também acontecerá pouco antes do dia 12 de maio, prazo estabelecido por Trump para aprimorar um acordo internacional que visa reduzir o programa nuclear do Irã.

O gabinete da chanceler não tinha comentário imediato sobre a visita.

Durante telefonema na semana passada, Merkel pediu que Trump dialogasse sobre políticas comerciais entre a UE e os EUA, "levando em conta o sistema de comércio internacional baseado em regras".

O relacionamento de Merkel com o norte-americano começou mal após a eleição de Trump em novembro de 2016. Antes de um telefonema no dia 1º de março no qual debateram a guerra na Síria e as armas nucleares da Rússia, os dois líderes estavam há cinco meses sem se falar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade