PUBLICIDADE

Mundo

Cessar-fogo entre Israel e Jihad Islâmica entra em vigor

Os dois lados interromperam hostilidades em Gaza

8 ago 2022 - 07h48
(atualizado às 08h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Entrou em vigor um cessar-fogo entre Israel e o grupo palestino Jihad Islâmica para interromper as hostilidades na Faixa de Gaza, acordo que foi mediado pelo Egito.

Palestinos carregam corpo de vítima de bombardeios israelenses em Gaza
Palestinos carregam corpo de vítima de bombardeios israelenses em Gaza
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Alguns foguetes chegaram a ser abatidos pelo sistema israelense de defesa antiaérea Iron Dome logo após o início da trégua, na noite do último domingo (7), mas agora as duas partes estão mantendo a calma.

O governo de Israel anunciou a reabertura do posto de fronteira comercial de Kerem Shalom, cujo fechamento havia provocado a interrupção do funcionamento da única central elétrica de Gaza, e da passagem de Erez, usada diariamente por 14 mil palestinos que trabalham nas cidades israelenses.

Na última sexta-feira (5), Israel lançou uma ofensiva militar contra a Faixa de Gaza para "prevenir" possíveis ataques da Jihad Islâmica em retaliação pela prisão de um de seus líderes políticos, Bassem al-Saadi, na Cisjordânia ocupada, no início da semana.

Os bombardeios mataram mais de 40 palestinos, incluindo crianças. O grupo fundamentalista, por sua vez, disparou 1,1 mil foguetes e tiros de morteiro em direção a Israel, mas sem deixar vítimas.

O Exército israelense diz ter atingido 170 alvos ligados à Jihad Islâmica, incluindo um túnel, depósitos de armamentos e postos de lançamento de foguetes.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade