PUBLICIDADE

Mundo

Centenas entoam slogans anti-Índia na efervescente Caxemira

11 ago 2019 - 16h41
Compartilhar
Exibir comentários

Centenas de pessoas protestaram neste domingo em Srinagar, principal cidade da Caxemira, contra a decisão da Índia de limitar sua autonomia, apesar de novas restrições a viagens e o sétimo dia consecutivo de blecaute nas comunicações.

Restrições que haviam sido temporariamente afrouxadas na sexta-feira e no sábado --permitindo que padarias, farmácias e quitandas abrissem antes do feriado sagrado muçulmano do Eid al-Adha-- foram reestabelecidos nas principais áreas da cidade na tarde de domingo.

Viaturas da polícia passaram em algumas áreas ordenando que as pessoas encerrassem as compras e voltassem para casa e a maioria das ruas estava silenciosa à noite, com milhares de militares fazendo patrulhamento, disseram testemunhas.

O governo do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, isolou a região de maioria muçulmana no último domingo, cortando comunicações, prendendo mais de 300 líderes políticos e ativistas e colocando um "toque de recolher virtual" em vigor com vários bloqueios interrompendo o movimento.

Tentando firmar seu controle na região, que também é disputada pelo vizinho Paquistão, a Índia anunciou segunda-feira passada, que estava retirando os direitos de Jammu e da Caxemira de criarem suas próprias leis e permitiu que não-residentes adquiram propriedades na região.

Enraivecidos, cidadãos da Caxemira se reuniram em uma mesquita no bairro de Srinagar's Soura após as orações da tarde e começaram a entoaram slogans anti-Índia, de acordo com duas testemunhas da Reuters. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade