PUBLICIDADE

Mundo

Venezuelanos protestam prevendo manipulação de eleição

16 mai 2018 - 16h39
(atualizado às 17h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Várias centenas de manifestantes opositores na Venezuela interromperam o tráfego com uma marcha rumo à sede da Organização dos Estados Americanos (OEA) em Caracas nesta quarta-feira para protestar contra a eleição presidencial do próximo final de semana, que dizem que será manipulada.

Manifestante grita durante protesto contra eleições presidenciais na Venezuela em Caracas
16/05/2018 REUTERS/Marco Bello
Manifestante grita durante protesto contra eleições presidenciais na Venezuela em Caracas 16/05/2018 REUTERS/Marco Bello
Foto: Reuters

Como a maior parte da oposição boicotará a votação de domingo e dois de seus líderes mais populares estão proibidos de concorrer, o presidente de esquerda Nicolás Maduro deve se reeleger, apesar da crise econômica avassaladora do país.

A marcha desta quarta-feira, muito aquém dos meses de protestos em massa que atraíram centenas de milhares às ruas no ano passado, foi liderada por um grupo opositor recém-criado chamado Frente Ampla, que defende a abstenção.

"Não votarei porque está tudo manipulado de antemão", disse Nancy Forrero, engenheira de 54 anos de uma petroleira privada.

"Isto é uma ditadura", acrescentou ela, cujo filho se mudou para Buenos Aires.

Dezenas de milhares de venezuelanos trocaram sua pátria por outras da América do Sul, um êxodo crescente de imigrantes em fuga da inflação alta e da escassez de alimentos.

Bradando slogans anti-Maduro e acenando com bandeiras dos partidos de oposição militantes Primeiro Justiça e Vontade Popular, os manifestantes planejavam deixar uma carta no escritório da OEA.

"Queremos eleições livres, transparentes, verdadeiras, não o que acontecerá no domingo, uma farsa", disse o economista Ivan Lopez, de 65 anos.

Veja também

Família de venezuelanos surdos reconstrói a vida vendendo arepas na zona norte do Rio:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade