PUBLICIDADE

Mundo

Catalunha se aproxima de declaração de independência apesar de alertas de Madri

10 out 2017 - 07h39
(atualizado às 08h02)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia reforçou a segurança no Parlamento catalão, nesta terça-feira, à medida que o líder da região, Carles Puigdemont, se prepara para falar a uma sessão que pode declarar de maneira unilateral a independência da Catalunha do restante da Espanha, apesar de alertas de Madri sobre contramedidas.

Agentes da polícia regional da Catalunha, em frente à Assembleia regional em Barcelona, Espanha 10/10/2017 REUTERS/Gonzalo Fuentes
Agentes da polícia regional da Catalunha, em frente à Assembleia regional em Barcelona, Espanha 10/10/2017 REUTERS/Gonzalo Fuentes
Foto: Reuters

Puigdemont, um ex-jornalista de 54 anos, realizou uma reunião do governo local na manhã desta terça-feira para decidir como avançar com um impulso de independência que despertou fortes emoções na região e causou preocupação em Estados parceiros da Espanha da União Europeia.

A polícia catalã, armada com fuzis automáticos, montou guarda no Parc de la Ciutadella, em Barcelona, que abriga o Parlamento regional;. A polícia nacional espanhola, criticada por separatistas devido ao uso de força durante o referendo do dia 1º de outubro, não foi vista.

Uma declaração de independência aprofundaria a maior crise política da Espanha desde uma tentativa de golpe militar em 1981, e quase certamente desencadearia duras contramedidas por parte de Madri, possivelmente incluindo a suspensão do governo regional.

Manifestantes pró-independência devem se reunir em frente ao prédio do Parlamento para o discurso de Puigdemont, marcado para as 13h (horário de Brasília).

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade