PUBLICIDADE

Casos de sarampo e poliomielite cresceram em todo o mundo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a imunização infantil está abaixo da meta estabelecida, provocando um aumento das doenças

18 jul 2018 - 15h48
(atualizado às 16h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Em 2016 os registros de sarampo e poliomielite tiveram uma queda, mas aumentaram em 2017 no mundo inteiro. As estimativas de imunização mais recentes foram divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo UNICEF.

Todas as doenças citadas podem ser prevenidas com vacinas, alerta a OMS
Todas as doenças citadas podem ser prevenidas com vacinas, alerta a OMS
Foto: Remains / iStock

De acordo com as organizações, esse aumento dos casos no último ano pode ter sido resultado da baixa cobertura vacinal em alguns países. No período analisado foram registrados 173.330 casos de sarampo, um aumento de mais de 41 mil casos em um ano. Sendo que 775 desses casos, foram na região das Américas. Já para poliomielite foram registrados 96 casos, um aumento de 54 casos em relação a 2016. Desses casos, nenhum foi confirmado na região das Américas.

Outras doenças também tiveram um aumento considerável. Mais de 16 mil casos de difteria foram registrados em 2017, causando um aumento de mais de 9 mil casos comparado ao ano de 2016. desse número, 872 casos foram na região das Américas. Além disso, 830 casos de Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), mostrando um crescimento de 367 casos se comparado com 2016.

Todas as doenças citadas acima podem ser prevenidas com vacinas, alerta a OMS. A vacina Tetra Viral, que previne o sarampo, caxumba, rubéola e catapora, apresenta o menor índice de cobertura: 70,69% em 2017. Seguido da vacina de Rotavírus Humano que ficou 20% abaixo da meta.

Segundo o relatório da OMS, os números de imunização contra o sarampo devem ser de pelo menos 95%. No mundo inteiro, 85% das crianças foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra o sarampo no primeiro ano de vida, através dos serviços de saúde de rotina, e apenas 67% com uma segunda dose.

Já o índice de cobertura contra a poliomielite ficou em 77%. Segundo o Ministério da Saúde, 312 municípios brasileiros estão com baixa cobertura para a vacina contra a poliomielite.

Veja também:

Médico esclarece que mesmo com vacina da gripe, é possível manifestação do vírus:
Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Publicidade