PUBLICIDADE

Coronavírus

Casos ativos de Covid na Itália caem para menos de 40 mil

Cifra atingiu o valor mais baixo desde 20 de março

2 jun 2020 - 13h43
(atualizado às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de casos ativos do novo coronavírus na Itália caiu para menos de 40 mil pela primeira vez desde 20 de março. Segundo o balanço diário da Defesa Civil, o país tem atualmente 39.893 pessoas infectadas pelo Sars-CoV-2, sendo que 33.569 estão em isolamento domiciliar, 5.916 estão sob acompanhamento em hospitais, e 408 pacientes estão em UTIs.

Movimentação em frente ao Coliseu de Roma, já reaberto ao público
Movimentação em frente ao Coliseu de Roma, já reaberto ao público
Foto: ANSA / Ansa

Os casos ativos descartam mortos e curados e vêm caindo ininterruptamente na Itália desde 27 de abril. O país também registrou nesta terça o segundo menor número diário de mortes confirmadas desde o início da quarentena, em 10 de março.

Segundo a Defesa Civil, o novo balanço contabiliza 55 vítimas, elevando o total de óbitos para 33.530. Desde o começo da quarentena, o número só não é mais baixo do que as 50 mortes registradas em 24 de maio.

A cifra se explica pelos dados da Lombardia, epicentro da pandemia na Itália e que teve apenas 12 óbitos confirmados nesta terça. O país ainda teve 318 novos casos, 80% a mais que os 178 de segunda-feira (1º), aumentando o total de pessoas infectadas para 233.515. Já a cifra de curados subiu para 160.092.

Os novos dados aumentam o otimismo na Itália para encarar mais uma etapa no relaxamento das medidas de isolamento: a reabertura das fronteiras entre suas regiões, nesta quarta-feira (3). Com isso, os italianos poderão voltar a circular livremente pelo território nacional, o que permitirá o início da retomada do turismo, um dos pilares da economia nacional.

"A partir de amanhã [3], haverá liberdade de circulação sem condições, mas cada governador deve reforçar os próprios sistemas de prevenção sanitária", declarou o ministro das Relações Regionais da Itália, Francesco Boccia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade