PUBLICIDADE

Mundo

Casa de filho de vítima do Holocausto é pichada na Itália

Vândalos colocaram a escrita "Judeu aqui" na porta do imóvel

24 jan 2020 - 13h38
(atualizado às 13h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Após os ataques virtuais contra a senadora Liliana Segre, sobrevivente do campo de extermínio nazista de Auschwitz, o filho de uma vítima do Holocausto foi alvo de um ato antissemita na Itália.

Pichação antissemita na casa de filho de vítima de Holocausto
Pichação antissemita na casa de filho de vítima de Holocausto
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A porta da casa de Aldo Rolfi, filho da escritora e partisan Lidia Rolfi (1925-1996), amanheceu nesta sexta-feira (24) pichada com a escrita "Juden hier", que, em tradução livre, significa "Aqui vive um judeu". Essa frase era colocada nas fachadas das residências de judeus em cidades alemãs durante o nazismo.

A casa de Aldo fica na cidade de Mondovì, no norte da Itália, em uma rua que homenageia sua mãe, uma integrante da Resistência que foi presa por nazifascistas em 1944 e deportada para o campo de concentração de Ravensbrück, na Alemanha.

Lidia conseguiu sobreviver e se tornou uma das principais testemunhas na Itália dos horrores do Holocausto. Dias antes do ataque antissemita, Aldo havia escrito um artigo no qual denunciava a existência de uma "emergência de ódio colossal e palpável em todos os campos".

O ato ocorreu às vésperas do Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, celebrado em 27 de janeiro. O recrudescimento do antissemitismo na Itália já havia gerado preocupação no ano passado, com as ameaças contra a senadora Liliana Segre, sobrevivente de Auschwitz e que se dedica a combater todos os tipos de preconceitos.

As ameaças contra a parlamentar de 89 anos provocaram reações por toda a Itália, com diversos municípios concedendo a ela o título de cidadã honorária. A última foi a capital Roma, cuja Assembleia Municipal aprovou a homenagem nesta sexta-feira, em votação unânime.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade