PUBLICIDADE

Mundo

Candidato que defendeu 'raça branca' governará Lombardia

Attilio Fontana, da Liga, conquistou região mais rica da Itália

5 mar 2018 - 19h12
Compartilhar
Exibir comentários

O candidato Attilio Fontana, apoiado pela coalizão de direita, foi eleito governador da Lombardia, a região mais rica da Itália.

    Com pouco mais de 50% das seções apuradas, ele tem 53,22% dos votos, o dobro do postulante da centro-esquerda, Giorgio Gori, que tem 26,58%, e não será mais alcançado - não há segundo turno nas eleições regionais italianas.

    Membro da ultranacionalista Liga Norte, Fontana causou polêmica ao defender, em janeiro passado, que a existência da "raça branca" estava em risco no país. "Não é uma questão de ser xenófobo ou racista, mas de ser lógico ou racional. Devemos decidir se nossa etnia, nossa raça branca e nossa sociedade devem continuar existindo ou devem ser anuladas", disse o candidato na ocasião.

    Pouco depois, Fontana afirmou que havia sofrido um "lapso" e um "erro de expressão". Após a confirmação de sua vitória na Lombardia, ele voltou a se desculpar. "Reitero que cometi um erro e pedi repetidamente para me desculparem", disse, em coletiva de imprensa em Milão.

    Com 65 anos de idade, Fontana foi prefeito de Varese, uma das principais cidades da Lombardia, durante uma década. Ele sucederá Roberto Maroni, também da Liga, com o apoio de Silvio Berlusconi.

    Lazio - Já na região do Lazio, centro do país, Nicola Zingaretti, do Partido Democrático (PD), de centro-esquerda, deve ser reeleito. Com 50% das seções apuradas, ele tem 34% dos votos, contra 30% de Stefano Parisi, da direita.

    Todas as projeções apontam a vitória de Zingaretti, mas ainda é cedo para confirmar o resultado oficialmente, devido à margem estreita que o separa de Parisi.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade